Estudantes de Contabilidade da Uneal conhecem administração pública de Traipu

Prefeito Eduardo Tavares apresentou principais pontos de sua administração, destacando compromisso com o desenvolvimento de Traipu

Estudantes de Contabilidade de Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) de Arapiraca, foram recebidos por toda equipe da gestão do prefeito Eduardo Tavares nesta terça-feira, 18, em Traipu. A visita, que foi solicitada pela professora Nadja Peixoto, mestra em Gestão Pública, teve como objetivo apresentar aos universitários a gestão implementada em Traipu, e que tem sido destaque em Alagoas pelo nível de profissionalismo, respeito ao dinheiro público e transparência.
Os alunos do 5º período de Contabilidade, da cadeira de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, foram recepcionados pelo prefeito Eduardo Tavares e por todos os secretários do município. O encontro ocorreu na AABB, onde os alunos e a professora Nadja Peixoto, puderam assistir a um vídeo, onde foram apresentadas algumas das ações em andamento no município.
Durante a visita, os estudantes também percorreram algumas ruas e puderam verificar pessoalmente algumas ações implementadas durante esses primeiros meses de administração. Eles encontraram uma cidade com ruas abertas, onde toda a tubulação da rede de abastecimento de água está sendo substituída. Uma ação voltada para garantir mais qualidade de vida para os moradores.
Ainda durante a caminhada até o local do encontro, os estudantes universitários visitaram o Museu Ambiental “Casa do Velho”, que está montado dentro do Ginásio Ribeirão, e onde o poeta Alvaci Martins, recebeu os jovens. Quem também recebeu os universitários com música, foram as alunas da escola de violão de Traipu.
Uma das principais preocupações da gestão Eduardo Tavares é com a preservação cultural e com o meio ambiente, particularmente, com o rio São Francisco, que margeia Traipu. “Vamos construir a Casa da Cultura em Traipu”, disse o prefeito.
Administração comprometida
Durante o encontro, a professora Nadja Peixoto explicou que a gestão pública em Traipu tem sido destaque na imprensa, chamando atenção da opinião pública e da universidade. A visita acadêmica foi um desdobramento natural, sobretudo, porque envolve alunos de Contabilidade Aplicada ao Setor Público.
Em Traipu, a professora pode comprovar o grau de comprometimento da gestão Eduardo Tavares com a coisa pública. Atualmente, todas as ações, projetos, licitações, contratos, podem ser acompanhados por qualquer cidadão, através do site da prefeitura. O pagamento em dia dos funcionários tem sido um fator fundamental, e, ainda em julho o prefeito Eduardo Tavares anunciou o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário.
A professora Nadja Peixoto destacou algumas característica que uma boa administração pública deve ter como medida para seu comprometimento com o município e seus servidores. “Os servidores recebem em dia, o INSS, é recolhido. Estou aqui em Traipu para mostrar aos alunos na prática o comprometimento de uma gestão”, destacou a professora.
Após dirigir várias perguntas ao prefeito Eduardo Tavares, a professora Nadja Peixoto tomou conhecimento da situação como o município foi encontrado. “Traipu foi um desafiou para mim, pois estamos num dos municípios mais pobres do Brasil, de pior IDH, com problemas como a seca, fome, falta de água”, enumerou o prefeito Eduardo Tavares, acrescentando que além desse problemas, ainda deparou-se com a falta de documentos, o que lhe obrigou a começar algumas coisas do zero.
Planejamento e concurso
Com formação em Direito, o prefeito Eduardo Tavares destacou que foi diretor da Faculdade de Direito do Cesmac de Maceió, e Procurador Geral do Ministério Público, e essas experiências lhe ensinaram que as ações devem ser planejadas. Em Traipu, toda administração tem sido planejada para atender da maneira mais eficiente o município.
“Quero deixar Traipu planejada para 20 anos”, destacou Eduardo Tavares, acrescentando que até novembro vai realizar concurso público, para isso todo levantamento de cargos está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Administração.
Presentes
Estiveram presentes ao evento, o vice-prefeito, Cavalcante, a secretária de Finanças, Carol Machado Tavares, o secretário de Administração, coronel Carlos Mendonça, o secretário de Meio Ambiente, Jackson Borges, o secretário da Criança e do Adolescente, Gilson Júnior, a secretária de Turismo, Cultura e Igualdade Racil, Suely Galvão, e secretária Executiva da pasta, Dulcinea Soares, a secretária de Agricultura, Priscilla Palmeira, e o secretário Executivo da pasta, Frascival Basílio, o secretário de Educação, Cristiano Machado Tavares, a secretária de Saúde, Edi Sales, o secretário de Segurança e Defesa Social, coronel Marcus Pinheiro, o secretário de Gabinete Civil, Rodrigo Fonseca, o secretário de Obras e Viação, Genivaldo Rosa, e o secretário Executivo da pasta, Érico Maciel, o secretário de Articulação Política, José Afonso, além de todo corpo técnico contábil e jurídico do município.ET UNEAL ET UNEAL 2 ET UNEAL 3 ET UNEAL 4 ET UNEAL 5

Categorias: Notícias Gerais