Semana Pedagógica é aberta com apresentação de soluções para Educação em Traipu

Semana Pedagógica é aberta com apresentação de soluções para Educação em Traipu

Maurício Lessa destacou ainda que Traipu possui um excelente quadro de professores, contudo, muitos estavam sendo sacrificados, por causa do sistema de ensino serial

O secretário Municipal de Educação de Traipu, Maurício Lessa, deu início, na manhã desta segunda-feira, 06, a Semana Pedagógica no município banhado pelo Rio São Francisco, com a realização de um evento que ocorreu na sede da AABB, e que contou com a participação de mais de 250 professores. No evento, o secretário apresentou aos docentes e convidados, um diagnóstico do levantamento que foi realizado nos primeiros dois meses de administração à frente da Educação.

Maurício Lessa destacou que a Semana Pedagógica será uma oportunidade para que todos os professores do município tomem conhecimento, a partir dos encontros que serão realizados com diferentes turmas, da situação que foi encontrada na Educação. “A partir da análise do que foi encontrado, do diagnóstico dos problemas da Educação, também apontamos as soluções para tirar Traipu da situação em que foi mergulhada”, destacou o secretário.

Maurício Lessa destacou ainda o papel da equipe da Educação no trabalho realizado até o momento. De acordo com o secretário, foi a partir do trabalho em equipe que as soluções foram apontadas. “Estamos aqui para mudar a realidade do ensino em Traipu. Não podemos mais aceitar que uma criança chegue ao 9º ano do ensino analfabeta. Pai e mãe se sacrificando para o filho ir à escola, mas ele não consegue aprender a ler”, disse indignado o secretário.

“Não estamos aqui para fazer juízo de valor. Nosso objetivo é com a Educação de Traipu a partir de agora”, destacou o secretário, acrescentando que a missão para melhorar deve ser de todos. “Devemos deixar a política partidária e entrar na política educacional. O prefeito Eduardo Tavares veio para mostrar que é possível fazer uma Educação de qualidade, mas essa missão não pode ser apenas dele, mas de todos os professores, alunos e pais de alunos”, enfatizou.

Além do secretário de Educação, estiveram presentes ao evento, a secretária Executiva de Educação, Andreia Machado, o secretário Municipal da Criança e do Adolescente, Gilson dos Santos Júnior, o secretário Municipal de Gabinete Civil, Érico Machado, o secretário Municipal de Obras, Genivaldo Rosa, o secretário Municipal de Meio Ambiente, Jackson Lima, além do vereador Mercinho.

Compromisso

Maurício Lessa destacou ainda que Traipu possui um excelente quadro de professores, contudo, muitos estavam sendo sacrificados ao máximo, por causa do sistema de ensino serial que ainda era adotado no município. “Nosso primeiro compromisso com os professores e alunos, foi acabar com o ensino serial em Traipu. Nem os alunos aprendiam, nem os professores conseguiam empregar todo seu potencial”, destacou.

“Quero mostrar o que pode ser feito a partir de hoje em Traipu. Nosso compromisso é com o professor e com o aluno, não podemos conceber um professor ensinando ao mesmo tempo para alunos de séries diferentes numa mesma sala de aula,” explicou o secretário.

Polos de Ensino

Após anunciar que em 2017 Traipu não terá mais o sistema serial de ensino, o secretário Maurício Lessa, disse que a solução encontrada foi a criação de 8 polos de ensino nos povoados, onde as crianças terão aula com os professores de suas respectivas séries. “Ganham os alunos e ganham os professores, que não precisarão mais fazer dois planos de aula para uma mesma turma com alunos de idades e séries diferentes”, destacou.
“Foi uma questão de honra acabar com o ensino serial, pois ninguém aprende, os professores se desestimulam. As estatísticas de Traipu mostram que esse modelo não funciona,” disse o secretário.

Polos Educacionais

Maurício Lessa disse no evento que o Polos Educacionais terão como função principal acabar com o ensino serial, mas que eles também serão provisórios. “O prefeito Eduardo Tavares encara a educação como um investimento, por isso serão criados em Traipu, três Polos Educacionais, sendo dois nos povoados e um na cidade”, disse o secretário, explicando ainda que neles serão concentrados os recursos humanos, e haverá economia para a Secretaria de Educação.

Em relação à construção dos Polos de Educação em Traipu, o secretário explicou que é um trabalho para ser concluído nos próximos três anos. “Este ano, queremos realizar o projeto arquitetônico e administrativo do primeiro Polo, e, em 2018, com recursos do MEC, construirmos o primeiro. Em três anos, teremos todos os Polos funcionando, como um projeto para mudar a educação de Traipu”, enfatizou o secretário, acrescentando que esse será um trabalho de equipe, que envolve o prefeito, secretário, técnicos, professores e alunos.

Categorias: Educação

Sobre o Autor

Matérias Relacionadas

Poste um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*