Inicio Agricultura e Meio Ambiente Prefeitura anuncia doação de 12 kits para criação de abelhas na zona...

Prefeitura anuncia doação de 12 kits para criação de abelhas na zona rural de Traipu

Produção de mel representa importante alternativa para o fortalecimento da agricultura familiar

O desenvolvimento da agricultura passa também pela criação de abelhas e pelo fortalecimento de novas alternativas voltadas para a agricultura familiar. Em Traipu, o prefeito Cavalcante tem determinado várias ações com o objetivo de melhorar a vida do homem do campo.

Desta vez, graças à parceria firmada entre a Prefeitura de Traipu e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), doze agricultores do município serão contemplados com a doação de kits para o desenvolvimento da criação de abelhas e produção de mel.

O anúncio foi realizado nesta terça-feira, 17, pelo secretário Executivo de Agricultura, Desenvolvimento Agrário e Pesca, Francival Basílio, que representou a titular da pasta, Priscilla Palmeira, e o prefeito Cavalcante durante a visita realizada pelas Analistas de Desenvolvimento Regional da Codevasf ao município, Maria do Socorro Barbosa e Ana Helena Gomes da Silva.

As duas engenheiras de Pesca realizaram o cadastro dos agricultores que, após análise da Codevasf, receberão os kits para a criação de abelhas e produção de mel. Além dos ninhos onde serão criadas as abelhas, cada kit contém 2 macacões, 2 pares de botas, 1 formigador, 1 formão, 5 kg de cera, 20 melgueiras, 10 tampas, 10 fundos além de 10 suportes.

Desenvolvimento

Antes de receberam os kits, os produtores devem passar por treinamento, garantindo a capacitação e o desenvolvimento seguro dos trabalhos. “Os agricultores compareceram à sede da Prefeitura de Traipu onde realizaram o registro e, após a realização de um curso de capacitação, receberão os kits para iniciarem a produção”, destacou Francival Basílio.

Francival Basílio disse ainda que nesta etapa foram contemplados agricultores nos povoados Vila São José, Olho d’Água dos Campos, Urubeba, Macacos, Barracas e Barra das Canoas.