Agosto Lilás: Blitz educativa sensibiliza população de Traipu sobre combate à violência contra a mulher

Compartilhe:
Foto

Fotos: Eduardo Dewis / Ascom Traipu

Unidas, equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social de Traipu, da Secretária de Mulher e Direitos Humanos e do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) realizaram, nesta terça-feira (29), no Centro da cidade, uma blitz educativa, que faz parte da programação da campanha Agosto Lilás de prevenção e combate à violência contra a mulher.

A ação foi realizada de forma dinâmica e participativa, com abordagens a veículos e a transeuntes, distribuição de panfletos e visita a estabelecimentos e escolas.

Segundo dados divulgados pelo Governo Federal, a cada 4h uma mulher é vítima de violência doméstica no Brasil. Em Alagoas, o número de violência contra a mulher registrado em 2022 foi de 6.956 casos.

“É um momento que a gente trouxe aqui para nossa cidade, para trazer a conscientização da mulher em relação aos seus direitos, em relação ao que ela pode buscar de ajuda em momentos de situações de violação de direitos dela, assim como agressão física, agressão psicológica, moral”, enfatizou a psicóloga e coordenadora do CRAS, Suely Miranda.

Com abordagens feitas no trânsito e a populares, de forma engajada e participativa, as equipes das referidas secretarias orientaram as mulheres e à população sobre como identificar a violência doméstica, os tipos de violência praticados contra a mulher e como fazer para combater, buscar ajuda e denunciar.

A blitz foi além das ações de conscientização do Agosto Lilás e realizou testes rápidos para detectar doenças como HIV, Siflis, Hepatite B e C e verificação de pressão arterial e de glicemia.

A ação destacou e ressaltou a dignidade e a coragem das mulheres, que são o cerne dessa luta.

Para denunciar ligue para o Disque 100. Todas as informações são repassadas para as autoridades locais e rede de proteção à mulher.