Alunos da rede municipal de Traipu participam de aulão preparatório para a avaliação da educação básica

Compartilhe:
Foto

Estudantes do 9º ano de todas as escolas municipais de Traipu, lotaram o ginásio da Escola Estadual Professora Avelina do Carmo, neste sábado (27), para o aulão de preparação para a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb 2023).

 

A Prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação preparam um evento, Foco no Saeb, com aulas que priorizam assuntos de Matemática e Língua Portuguesa, disciplinas que constam na avaliação.




 

A programação foi cuidadosamente elaborada para que os alunos pudessem revisar conteúdos, aprimorar habilidades e compartilhar estratégias de estudo. Além disso, a iniciativa tem como objetivo reduzir a ansiedade dos estudantes, aumentando sua confiança e motivação.

 

O aulão também ofereceu aos estudantes orientação psicológicas, atividades recreativas, brindes e lanche.

 

“A realização deste aulão preparatório é uma forma de prova que a rede municipal de ensino de Traipu está comprometida em garantir uma educação de qualidade para todos. Preparando os alunos para enfrentar as avaliações e, ao mesmo tempo, investindo no desenvolvimento integral de cada um”, disse  o prefeito de Traipu, Lucas Santos.




Os resultados obtidos no Saeb têm um impacto significativo no sistema educacional de todo o país e serve como base para o planejamento e implementação de políticas de ensino.

 

Segundo a diretora pedagógica da secretaria municipal de Traipu, Andreia Reys, o aulão prepara os alunos para a avaliação e as ações ajudam a identificar as áreas que precisam de maior atenção e apoio, tanto individualmente como no âmbito do currículo escolar. “Os estudantes têm a oportunidade de sanar dúvidas, fortalecer conceitos e desenvolver habilidades fundamentais para o seu futuro escolar”, pontuou Andreia.

 

Sobre o Saeb

 

O SAEB é uma avaliação de larga escala, aplicada em todo o Brasil, cujo objetivo é medir o nível de aprendizagem dos alunos em áreas-chave, como Língua Portuguesa e Matemática. A participação em programas de preparação para essa avaliação pode fornecer aos alunos as ferramentas necessárias para enfrentar os desafios da prova e, ao mesmo tempo, elevar a qualidade do ensino.

 

Os testes são  aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.