Conselho Tutelar de Traipu realiza a ação de conscientização ao combate à exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes

Compartilhe:
Foto

Fotos: Eduardo Dewis / Ascom Traipu

O Conselho Tutelar de Traipu, junto ao Creas (Centro de Referência de Assistência Social) e à Prefeitura, realizou, nesta quinta-feira (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes, uma ação em todas as secretarias municipais para lembrar a data e a necessidade de garantir proteção as crianças e adolescentes do município.

 

Equipes do Conselho Tutelar fixaram cartazes e a flor que simboliza o Maio Laranja, em todas as escolas e secretarias do município. A ação visa conscientizar à sociedade quanto ao compromisso coletivo de cuidar para que toda população infanto-juvenil tenha uma vida plena e com garantia do direito ao desenvolvimento sexual saudável, sem violência.

 

“Não só hoje como todos os dias, horas, minutos e segundos, devemos proteger nossos filhos e todas as crianças e adolescentes de qualquer tipo de violência e principalmente do abuso sexual. Não fechem os olhos e denunciem qualquer suspeita ou confirmação de abuso sexual”, ressaltou o conselheiro tutelar, José Edilson Santos de Melo.

 

As ações  do Maio Laranja são desenvolvidas no âmbito do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio. A data foi instituída em 2000 em memória da menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo, assassinada em 1973 aos oito anos de idade. Ela foi sequestrada, drogada e violentada sexualmente antes de ser morta, em Vitória (ES). No ano de 1991, os três réus acusados de matar a menina foram absolvidos e o crime permanece impune até hoje.

 

Após mobilização, surgiu então a Campanha Faça Bonito - Proteja Nossas Crianças e Adolescentes. O símbolo da campanha é uma flor de cor laranja.

 

Aqui em Traipu, haverá uma caminhada no dia 23 de maio, próxima terça-feira, às 8h30, para chamar a atenção da população para o tema.

 

Para denunciar qualquer caso ou suspeita de violência sexual, as pessoas podem ligar para o Disque 100 e para o número de emergência da Polícia Militar, 190. Em Traipu, a população também pode acionar o Conselho Tutelar, pelo telefone (82) 98201-1919.