Fotos: Eduardo Dewis / Ascom Traipu
A Prefeitura de Traipu, por meio da Secretaria
Municipal de Educação, realizou o 2º aulão preparatório do Saeb (Sistema de
Avaliação Básica da Educação), no último sábado (26), no auditório da Casa da
Cultura.
Duzentos e vinte alunos do 9º ano das
escolas municipais participaram do preparatório, que fez uma importante revisão
dos conteúdos trabalhados em sala de aula e que são fundamentais para que os estudantes
realizem uma boa avaliação.
Os conteúdos foram apresentados pelos
professores: Pedro Lira e José Wellington (Matemática); Jhon Kleber (História);
Jantes Wulysses (Geografia); Kaline, Arthur e Arlene Torres (Língua
Portuguesa).
Arlene é coordenadora geral do ensino fundamental II- que abrange do 6º ao 9º ano - das escolas municipais de Traipu e acompanhou todo o aulão de perto, junto a toda a equipe da Semed.
“Esse evento preparatório para a
avaliação do Saeb serve como esclarecimento e aprendizado. É também um momento
de divertimento, onde eles têm uma aula diferenciada, com professores
diferentes dos que eles veem todos os dias em sala de aula. É importante tanto
para eles, quanto para a Secretaria de Educação e para o Município, porque a
gente visa melhores resultados no Saeb, melhores resultados na aprovação e o
melhor aprendizado. Com isso, melhorando a educação do nosso município”,
afirmou Arlene.
A aplicação da avaliação do Saeb 2023
acontece entre 23 de outubro e 10 de novembro de 2023, em todo o país. A
Educação de Traipu está focada e concluiu com sucesso o 2º aulão preparatório.
Flávio Leandro Farias, estudante do 9º ano, avaliou o aulão como positivo para a preparação do Saeb. “Eu gostei demais do aulão! Foi muito animado, trouxe muitas coisas novas, aprendi muita coisa e eu quero muito que até a aplicação da avaliação do Saeb tenha mais preparatórios como este”, ressaltou.
Sobre o Saeb
O Saeb é uma avaliação aplicada pelo
Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e
Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A avaliação tem o intuito de
mensurar a qualidade da educação no país, nos estados, municípios e em cada
escola. A prova faz parte da composição do cálculo do Índice de Desenvolvimento
da Educação Básica (Ideb).
Por meio de testes e questionários aplicados a cada dois anos na rede pública e uma amostra na rede privada, é possível ter noção dos níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais. O resultado do exame representa um indicativo da qualidade do ensino e oferece subsídios para a elaboração, monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.