Em dois anos de gestão, Traipu abandona último lugar entre os municípios do estado, atinge a 22ª colocação e se aproxima da nota máxima do ISF do Previne Brasil

Compartilhe:
Foto

Foto: Eduardo Dewis / Ascom Traipu

Em apenas dois anos de gestão, a Prefeitura Municipal de Traipu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, comemora o excelente resultado obtido no último quadrimestre em relação ao Indicador Sintético Final (ISF) e em sua colocação no ranking do Previne Brasil.

 

O município, que antes da gestão atual ocupava a última colocação no ranking entre os municípios alagoanos, agora ocupa a 22ª colocação. Subiu 10 posições, em relação ao quadrimestre anterior, quando ficou na 32ª posição, e 80 posições em dois anos. A nota do ISF no recente quadrimestre também subiu, de 7,61 do início da gestão, agora chegou a 9,76, bem perto da nota máxima, que é 10.

 

O ISF é o índice utilizado pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde (MS), que mede a qualidade do serviço prestado na atenção básica nos municípios de todo o País.


No final de 2020, ainda na gestão anterior, a nota de Traipu no ISF era 1,94 e o município registrava índice abaixo dos 3 nos quadrimestres anteriores.  A gestão atual, do prefeito Lucas Santos, registrou um avanço e obteve 3,86 já no segundo quadrimestre do primeiro ano de gestão, em 2021. No terceiro quadrimestre, a nota foi 5,75, um aumento de quase 50% em relação ao quadrimestre anterior e encerrando o ano com sucesso. Em 2022, segundo ano da gestão Lucas Santos, Traipu alavancou resultados ainda melhores. No primeiro quadrimestre avançou para 7,61, no segundo, 8,64 e no terceiro, 9,21, encerrando bem o segundo ano de gestão. No entanto, já no primeiro quadrimestre de 2023, Traipu apresentou resultados ainda melhores, alavancando posições no ranking e com a nota ainda mais perto da máxima no Previne Brasil.

 

Feliz e orgulhoso da conquista, o prefeito Lucas Santos comentou o resultado e fez um balanço de todo o trabalho realizado na Saúde de Traipu, desde que assumiu a gestão do município.

 

“A Saúde sempre foi tratada como prioridade na nossa gestão e, desde o início, colocamos como meta alcançar bons resultados e fazer todo o possível para aumentar nosso desempenho na atenção primária. Levamos os serviços de saúde para o interior, realizamos busca ativa a todos os públicos, principalmente ao feminino, que tem forte peso na formação do ISF. Formamos uma equipe de saúde forte em Traipu, com excelentes e dedicados profissionais. Então, o resultado não poderia ser diferente. Vamos seguir trabalhando cada vez mais e melhor para conseguirmos resultados ainda mais satisfatórios”, declarou o prefeito de Traipu, Lucas Santos.

  

Vale ressaltar que o município saltou do 102º lugar, no ranking do Previne Brasil, para o 32ª antes da conclusão do segundo ano da atual gestão, e agora, pouco mais de dois anos, chega a 22ª colocação. Um feito histórico para o município!

 

Confira o gráfico de desempenho do município no Previne Brasil:



 

 

 Veja vídeo: https://www.instagram.com/reel/CuAjhiisCJk/?igshid=MTc4MmM1YmI2Ng%3D%3D


Sobre o Previne Brasil

 

O Previne Brasil é um dos componentes do programa de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), que determina o valor que as gestões municipais devem receber em repasses federais. No total, são avaliados sete indicadores de pré-natal, saúde da mulher, saúde da criança e doenças crônicas.

 

Os indicadores são calculados com base nos dados registrados no Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica (Sisab), sendo monitorados a cada quadrimestre, periodicidade na qual o Indicador Sintético Final (ISF) é medido.