Igreja pede que Defesa Civil Municipal adie demolição e área de Igreja que desabou no Povoado Capivara é novamente isolada

Compartilhe:
Foto

 Após o desabamento da torre da igreja de Santa Cruz, no Povoado Capivara, e a demolição da outra torre pela população local, com o consentimento da Igreja, a Prefeitura de Traipu, por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Traipu (COMDEC), foi ao local e realizou a interdição, mais uma vez.

A torre, parte da igreja, da fachada e do telhado, desabaram no dia 20 de julho deste ano. Na ocasião, a Defesa Civil municipal foi ao local e interditou o prédio. Após uma minuciosa vistoria, o órgão municipal recomendou a demolição total da igreja, devido ao risco iminente de desabamento, e informou à decisão a Igreja, para que preparasse o pedido à Prefeitura.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Maurício Machado, a causa do desabamento foi erosão material, devido às fortes chuvas, e por uma intervenção realizada na estrutura, para a instalação de uma laje.

Com o local isolado e a Igreja ciente da necessidade da demolição do prédio, no final do mês de agosto, moradores do Povoado Capivara foram flagrados por um internauta derrubando a estrutura da outra torre da igreja.

Em contato com a Igreja, a Prefeitura de Traipu foi informada pelo padre local, que moradores realizaram a demolição, por conta própria, mas com autorização eclesiástica. “A Igreja autorizou a demolição da torre, que já estava comprometida, pelos moradores, que realizavam a limpeza de entulhos no local”, afirmou o padre Niraldo.

Diante disto, a Prefeitura de Traipu e a Defesa Civil Municipal decidiram realizar a demolição total do prédio. No entanto, a diocese pediu para a Prefeitura aguardar, pois alguns moradores e integrantes da paróquia se posicionaram de forma contrária à demolição. 

A Prefeitura advertiu a Igreja quanto ao perigo que a estrutura oferece e salientou que precisa ser demolida o quanto antes. O isolamento da área foi reforçado e o Executivo Municipal aguarda um posicionamento da Igreja para realizar a demolição.