Foto: Ascom Traipu
Com o objetivo de qualificar os
servidores municipais, visando uma uniformidade nos serviços prestados, melhorar
o relacionamento no ambiente de trabalho e o atendimento ao cidadão, a
Prefeitura de Traipu, iniciou, nesta terça-feira (25), a capacitação “Servidor
nota 10”, voltada para todos os servidores administrativos.
Todos os funcionários do setor
administrativo de todas as secretarias municipais farão o curso, que será
realizado até o dia 28 de julho, com turmas diárias.
Neste primeiro dia de capacitação,
participaram os servidores administrativos das secretarias de Saúde, Esporte e
Transportes. Todos os secretários municipais participaram da solenidade de
abertura.
Para a secretária de Assistência Social, Priscila Palmeira, a capacitação vai injetar entusiasmo nos servidores, além de incentivar a prática de proatividade e de um melhor serviço prestado.
“Acho que falta ao servidor um pouco
de entusiasmo. A pegada emocional de dizer: “eu quero fazer, eu quero acontecer”.
O que mais falta em muitos de nós é proatividade. Por exemplo, o ambiente está
sujo e eu como secretária não pegar uma vassoura para limpar? E daí que eu sou
secretária?! Eu vou lá e limpo. Porque o ambiente é meu, a casa é minha e o
cuidado também tem que partir de mim. Eu acho que quando a gente começar a
pensar desta forma, que a secretaria é nossa, o ambiente é nosso, a Prefeitura
é nossa e a gente tem que cuidar, a gente trabalha melhor, a gente contribui
melhor, a gente atende melhor e tem prazer em atender. E quando a gente faz
isso, a gente faz uma gestão durar, faz nosso trabalho perdurar e a gente faz
melhor”, destacou a secretária de Assistência Social.
A palestra organizada pelo Instituto
de Desenvolvimento de Cultura Avançada (INDECA), teve como primeiro palestrante,
o professor Anderson Vilaça. Ele apresentou noções de Administração Pública, de
Direito Administrativo, exibiu os Princípios Administrativos Brasileiro e
abordou temas como: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.
Representando o poder Executivo, o
secretário de governo, Roberto Matos Neto, deu boas-vindas aos servidores do
primeiro dia de curso e falou sobre como a capacitação vai ajudar na qualidade
do atendimento dos serviços municipais.
“A capacitação vai melhorar a todos
que fazem o serviço público municipal. Melhorar no desempenho e melhorar ainda
mais a forma de atender à nossa população. E ver que um cidadão, inclusive das
localidades mais distantes, tem um atendimento de qualidade é gratificante para
nós. Então, em nome da gestão, eu desejo que os servidores aproveitem essa
capacitação, busquem o máximo de conhecimento que puderem, para que a gente
venha usar e oferecer o nosso trabalho, da melhor forma, para aqueles que precisam”,
frisou Neto.
A capacitação segue até a sexta-feira,
28 de julho, com o seguinte cronograma:
Dia 26 – quarta-feira – Servidores da Secretaria de
Indústria e Comércio, Assistência Social e Saúde;
Dia 27 – quinta-feira – Servidores da Secretaria de
Agricultura, Tecnologia, Gabinete Civil, Criança e Adolescente, Igualdade
Racial, Meio Ambiente, Saúde;
Dia 28 – sexta-feira – Secretaria de Cultura, Obras e
Saúde;
Durante todos os dias, a capacitação
inicia às 8h e acaba às 17h.
O prefeito de Traipu, Lucas Santos,
ressaltou o intuito da capacitação e a importância de um serviço melhor e de
qualidade em todos os setores municipais.
“Nosso enfoque é a valorização do servidor, pois quando valorizados eles produzem mais, melhor e isso reflete positivamente no seu trabalho. Além disso, precisamos oferecer um atendimento e um serviço melhor, humano, qualificado e digno à nossa população. Por isso, é sempre importante uma capacitação como esta. Ganha o município, o servidor e o cidadão”, concluiu o prefeito de Traipu.