Prefeitura de Traipu realiza mais uma etapa da concessão do auxílio para microempreendedores e autônomos; iniciativa é pioneira e exclusiva do município

Compartilhe:
Foto

A Prefeitura de Traipu realizou na manhã de terça-feira (21), mais uma edição da concessão do auxílio financeiro para pequenos empreendedores e trabalhadores autônomos do município. A ação é uma iniciativa pioneira e exclusiva da gestão municipal.

Cerca de 30 pequenos empreendedores e trabalhadores autônomos de Traipu foram contemplados com o repasse do recurso, que irá ajudá-los na manutenção e ampliação de seus comércios e estabelecimentos.

O auxílio ao pequeno empreendedor foi criado pela gestão do prefeito Lucas Santos e da vice-prefeita, Marcela Santos, junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, com o intuito de fomentar a economia local e proporcionar oportunidade e desenvolvimento para a população.

A proposta do programa de auxílio ao pequeno empreendedor foi apresentada à Câmara de Vereadores, pela Prefeitura de Traipu, em 2021, e aprovada em dezembro do mesmo ano. 

Conforme a, agora, Lei Municipal, que é uma iniciativa pioneira e exclusiva da gestão de Lucas Santos e Marcela Santos, a concessão do subsídio financeiro segue todas as diretrizes estabelecidas por lei. A ajuda ao público-alvo pode chegar ao valor individual de até R$3 mil. Os empreendedores autônomos realizam um cadastro e passam por uma seleção, após análise dos documentos apresentados, para conseguir receber o auxílio, que não tem nenhum custo.

“É uma grande iniciativa da Prefeitura para ajudar a população vulnerável e movimentar o comércio”, acrescentou o secretário de Indústria e Comércio, James Martins.

Contemplada nesta etapa, a artesã Jennifer Dias falou sobre a importância do auxílio para a consolidação do seu pequeno negócio.

“Hoje eu estou tendo a oportunidades de acrescentar no meu negócio. Vou comprar uma máquina de costura para que eu me profissionalize cada dia mais, causando meu desenvolvimento pessoal, gerando renda. Com essa ação a gente vê, claramente, que a gestão municipal está voltada a ajudar a população, mostrando desempenho, com uma ação que só tem no município de Traipu e que levará muito desenvolvimento para a cidade”, afirmou Jennifer.


Dona de uma lanchonete, no povoado Mumbaça, interior de Traipu, Maria de Fátima disse que usará o recurso para ampliar seu estabelecimento.

“Minha prioridade agora é investir e ampliar meu pequeno negócio para que melhore. Esse auxílio veio em boa hora e vai me ajudar a melhorar e pensar no futuro do meu estabelecimento. É uma iniciativa muito boa essa da prefeitura de Traipu, principalmente para as pessoas que não têm condições de investir, como eu.”, disse Fátima.


O prefeito Lucas Santos reafirmou o compromisso da gestão municipal com a população e com o desenvolvimento da cidade.

“Nosso compromisso é proporcionar qualidade de vida e oportunidade à população de Traipu e desenvolvimento econômico para o município. Espero que esse auxílio ajude os pequenos comerciantes da nossa cidade a manterem suas atividades e seus comércios ativos. Que eles usem com saúde e usem para o melhor”, declarou o prefeito de Traipu.

Também participaram da reunião, o líder político, Marcos Santos; o secretário de Finanças, Tom Santos; o presidente da Câmara Municipal, Júnior da Capivara; e o vereador Daniel Matuto.

Marcos Santos destacou o pioneirismo da prefeitura na concessão do auxílio, que virou Lei Municipal e que está sendo referência para o estado.

“A concessão do auxílio para pequenos empreendedores no modelo que temos em Traipu, é uma exclusividade do nosso município. Não há uma ação parecida em nenhuma cidade do estado, talvez nem do Brasil. O intuito da gestão municipal ao criar o auxílio é fazer com que as pequenas empresas tenham lucro, cresçam, com dignidade e honestidade. Além de proporcionar oportunidade para o público-alvo e fomentar a economia do município”, apontou Marcos Santos.