Projeto de escola de Traipu aborda preservação do meio ambiente e combate à poluição plástica

Compartilhe:
Foto

Fotos: Ascom Traipu

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no último dia 05 de junho, alunos da Escola Municipal de Educação Básica Francisco Mangabeiras, em Traipu, realizaram nesta sexta-feira (16) o Projeto Meio Ambiente, que aconteceu na Casa da Cultura, no Centro da cidade.

O projeto, idealizado pelas professoras de Ciências, Maria Dias e Milena Farias, teve como objetivo orientar os alunos e o público presente quanto à importância da preservação do meio ambiente, cujo tema escolhido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), em 2023, tem foco no combate à poluição plástica.

Segundo o PNUMA, a poluição plástica pode ser reduzida em 80% até 2040, caso governos e empresas iniciem imediatamente mudanças profundas nas políticas e ações de mercado utilizando tecnologias já existentes.

Para a professora Maria Dias, o projeto, idealizado por ela e pela professora Milena Farias, tem o intuito de incentivar e orientar os estudantes sobre a necessidade de preservar o meio ambiente. “Este ano, que a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o tema #combateapoluiçãoplástica, então o objetivo principal é combater a poluição plástica, que está destruindo os nossos oceanos, além da atmosfera quando se queima o lixo e outras tantas formas de poluição”, completou a professora.

Durante o evento, sob o comando da diretora da escola, Rita de Cássia, os alunos apresentaram paródias, danças e peças feitas com materiais reciclados. Eles falaram sobre preservação, reuso e reciclagem, apontando os problemas e as soluções necessárias para a diminuição do impacto ambiental e a redução do consumo de plásticos.

“A Escola Francisco Mangabeiras tem mais de 300 alunos em turmas do 6º ao 9º ano. Nem todos estão participando do projeto, mas a conscientização chegou a todos. As professoras idealizaram esse projeto e ele tem uma importância enorme para a consciência ambiental dos nossos estudantes”, disse a diretora Rita de Cássia.

O evento contou com as presenças da secretária de Educação, Juliana Kummer, da secretária de Meio Ambiente, Telma Farias, de técnicos de ambas as secretarias e todos os professores, coordenadores e servidores da escola.



“É um evento muito importante para a Educação e para a secretaria de Meio Ambiente de Traipu. Sempre realizamos ações para incentivar as questões envolvendo o tema e, desta vez, a escola tomou essa importante iniciativa. Temos mesmo que orientar e discutir a preservação do meio ambiente com as crianças e os jovens, pois o futuro ambiental da nossa cidade, do país e do mundo está nas mãos deles”, enfatizou a secretária de Meio Ambiente de Traipu, Telma Farias.