Serviço de Atenção Domiciliar leva atendimento de saúde humanizado para moradores de Traipu

Compartilhe:
Foto

 A Prefeitura de Traipu segue levando cuidados especializados para os lares dos traipuenses, reduzindo a ida e permanência nos hospitais. Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) além de levar atendimento médico qualificado para a casa dos moradores, também oferece um serviço humanizado e especial.

O SAD é uma ação do Ministério da Saúde que visa a desospitalização de pacientes que apresentam condições de seguir com tratamento no próprio domicílio. O serviço é realizado por uma equipe multiprofissional e oferece ações de prevenção e tratamento de doenças, reabilitação, paliação e promoção à saúde, prestadas na casa do paciente, garantindo assim a continuidade dos cuidados, conforme a portaria nº 825, de 25 de abril de 2016.

Em Traipu, o SAD é formado pela Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD) - composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta, cujos serviços estão habilitados desde 2019 - e pela Equipe Multiprofissional de Apoio (EMAP), que oferece apoio à EMAD e à Atenção Básica, inclusive as equipes do programas Saúde da Família e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família.

“A EMAP tem uma composição de no mínimo três profissionais na equipe, seguindo o que diz a portaria.  No SAD de Traipu, há fisioterapeuta, psicóloga, Assistente Social, nutricionista e Odontóloga, habilitados em 2021”, destacou a enfermeira e gerente do SAD Paula Cristina de Oliveira Vilela Canuto.

Ainda segundo Paula Cristina, o SAD está alinhado com a visão da gestão municipal atual, que melhorou consideravelmente o serviço e toda a estrutura, colocando em primeiro lugar a pessoa, a segurança e o bem-estar do usuário, oferecendo suporte para a recuperação e apoiando a família nos cuidados.


Entre os diversos serviços ofertados estão: verificação dos sinais vitais, como pressão arterial, temperatura, glicemia capilar, frequência cardíaca e respiratória, realização de curativos, troca de sondas vesicais de demora, sondas de gastrostomia, aspiração traqueal, entre outros procedimentos com a equipe de enfermagem. Avaliações e condutas médica, orientações nutricionais, abordagem do assistente social, apoio psicológico, atendimento odontológico. O Serviço também conta com o apoio do Serviço de administração (digitação de produções e atendimentos realizados), condutores e serviços gerais.

O SAD proporciona benefícios como a otimização dos serviços e dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), redução dos riscos de infecção hospitalar, humanização da atenção, ocasionada pela permanência no convívio da família, e a melhoria da qualidade de vida dos moradores.

O serviço também estabelece uma atmosfera afetuosa entre os profissionais e os pacientes. As equipes são recebidas de forma carinhosa e já chegaram a receber um almoço especial em agradecimento ao atendimento prestado.

O prefeito de Traipu Lucas Santos falou sobre o atendimento oferecido pelo SAD.

“O SAD supre uma necessidade da nossa população. E uma das conquistas imediatas com a implementação do serviço aqui em Traipu é o fortalecimento da Rede de Atenção Primária e da média complexidade. Assim, nossa cidade garante a continuidade dos serviços domiciliares, o bom atendimento e mais qualidade na saúde oferecida à população”, pontuou o prefeito Lucas Santos.