Traipu realiza caminhada contra o abuso e exploração sexual infantil

Compartilhe:
Foto

Entidades municipais e escolas de Traipu se uniram, na manhã desta terça-feira (23), para a caminhada de combate à exploração sexual infantil, em alusão ao dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

 

Equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), da Secretaria Municipal da Criança, do Adolescente e do Conselho Tutelar e da Secretaria de Educação realizaram a caminhada junto com estudantes pelas principais ruas da cidade.

 

Levando cartazes, exibindo a flor símbolo da campanha nacional e mostrando as mãos pintadas com a cor laranja, a caminhada iniciou no Portal da cidade e seguiu até a Prefeitura, acompanhada por moradores por todo o trajeto.

 

A ação foi realizada com o intuito de conscientizar à sociedade quanto ao compromisso coletivo de cuidar para que toda população infanto-juvenil tenha uma vida plena e com garantia do direito ao desenvolvimento sexual saudável, sem nenhum tipo de exploração, abuso ou violência.

 

Segundo a coordenadora do Creas, a psicóloga Suely Miranda, “ é fundamental que a família, a sociedade e o poder público estejam envolvidos na discussão e nas atividades propostas em relação à prevenção ao abuso e exploração sexual, alertando principalmente as vítimas, que em sua maioria, não têm a percepção do que é abuso sexual.”





Suely informou que, conforme levantamento feito pelo Creas, de 2021 até os dias atuais, 28 casos relacionados à abuso sexual infanto-juvenil foram acompanhados pelo órgão, em Traipu.

 

“No que concerne ao conhecimento sobre o tema, percebemos a dificuldade encontrada por uma parte da população quanto a discussão dentro deste contexto, ocasionando assim, uma vulnerabilidade perante a situação desta violação de direito. E na manhã de hoje, tivemos a oportunidade de realizar uma caminhada nas principais ruas da cidade, com o propósito de sensibilizar e promover a conscientização social sobre a temática. Proporcionamos um envolvimento dos alunos da rede municipal, dos órgãos públicos e das equipes multiprofissionais e intersetoriais, com objetivo de potencializar a reflexão sobre a importância do nosso papel e do nosso fazer”, ressaltou Suely Miranda.



A secretária de Assistência Social, Priscilla Oliveira, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país.

 

“A proposta anual da campanha, é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual”, pontuou a secretária.

 

Para denunciar qualquer caso ou suspeita de violência sexual, as pessoas podem ligar para o Disque 100 e para o número de emergência da Polícia Militar, 190. Em Traipu, a população também pode acionar o Conselho Tutelar, pelo número (82) 98201-1919.