Traipu sedia Encontro Regional de Bibliotecas Públicas e de Museus da Região Agreste

Compartilhe:
Foto

Fotos: Eduardo Dewis / Ascom Traipu

Traipu recebeu, nesta terça-feira (30), o VII Encontro Regional de Bibliotecas Públicas e o II Encontro Regional de Museus- Região Agreste. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) e pelo Sistema Alagoano de Museus e Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado de Alagoas, foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Igualdade Racial.

 

O auditório do Memorial e Biblioteca Wictor Yuri de Melo Lima Alves, Casa da Cultura, ficou lotado de gestores e representantes de bibliotecas de diversos municípios da Região Agreste  e até do Sertão de Alagoas, e exemplo de: Arapiraca, Pão de Açúcar, Teotônio Vilela, Porto Calvo, Lagoa da Canoa e Girau do Ponciano.


O diretor da Casa da Cultura de Traipu, Jeneglauber Torres, recepcionou os participantes e a equipe do governo estadual e falou sobre a importância do evento para o município.

 

“Há 23 anos eu sonho com um espaço como este em Traipu e, finalmente, este prédio se transformou neste memorial e nesta biblioteca. Eu acredito que este é o momento de Traipu, temos um espaço adequado para o nosso público. Estamos em construção e eu acredito muito na proposta, no desejo da população, jovens e crianças,  em estar e frequentar este espaço. Por isso, digo que temos muito orgulho de tê-los aqui e muito orgulho de saber que o traipuense está desejoso por este espaço”, disse Jeneglauber. 



Para a coordenadora dos sistemas de Biblioteca e Museus de Alagoas, Mira Dantas, que ministrou a palestra e a oficina, a leitura é extremamente importante para o desenvolvimento de um município e o encontro permite que as regiões sejam trabalhadas para

“ Os encontros regionais se mostraram muito interessantes, porque é um momento de a gente trabalhar com regiões e as necessidades igualitárias entre os municípios, pois a necessidade do Agreste é diferente das necessidade do Sertão, que é diferente da necessidade do Litoral. Então, a gente está fazendo esse trabalho com visita técnica no local, tentando discernir, ver o que está acontecendo para que eu, de lá da ponta, consiga ver algum plano de trabalho, alguma estratégia política para levar o melhor para esses espaços em cada município”, frisou Mira Dantas.

“Quero parabenizar o município de Traipu, na pessoa da vice-prefeita Marcela Santos, pela organização, pela disponibilidade, por esse prédio lindo que foi inaugurado recentemente, pelo espaço apropriado para a biblioteca, pelo espaço apropriado para o memorial”, acrescentou a coordenadora dos sistemas de Biblioteca e Museus de Alagoas.

O evento contou com oficina de organização de acervos bibliográficos e museais, além palestra sobre os desafios e perspectivas dos municípios, ministrada por Mira Dantas.


O encontro foi importante para Traipu, pois o município tem o Memorial e Biblioteca Wictor Yuri de Melo Lima Alves, recém-inaugurado e cuja biblioteca encontra-se em fase de instalação.

Participaram do encontro: o secretário municipal de governo, Vitor Varallo, que representou à gestão; o vereador Manoel Novaes; o subsecretário de Cultura, Luciano Miranda; o secretário de Igualdade Racial, Manoel Oliveira; o diretor de Cultura, Ronaldo Freire; o secretário de Administração, Mauricio Neves; e o diretor da Casa da Cultura, Jeneglauber Torres.